domingo, agosto 20, 2006

Futebol

esse poema que estou postando aqui, creio tê-lo terminado hoje. já fazia tempos que estava com ele parado, me exigindo que eu o completasse. dizia que a idéia estava boa, mas eu precisava desenvolve-la. maldito. me convenceu. hoje gastei algum tempo tentando desenvolver. espero que, por enquanto ao menos, ele fique satisfeito. to be continued.

bom... em sua primeira versão ele era assim:

FUTEBOL

a bola rolando
todos postados em suas legítimas posições:
ricos, pretos, gays, mulheres, padres
o jogo é coletivo
(o mundo fingindo um perfeito balé)
de vez em quando alguns se chocam

falta, na área. é penalti.
e o cobrador chega na tua porta com a conta vencida do mês passado.

isto é pelé!



hoje, depois de uma revisão um pouco esforçada, creio que se encerra assim:



FUTEBOL

a bola rolando
todos postados em suas legítimas posições:
ricos, pretos, gays, mulheres, padres
o jogo é coletivo
(o mundo fingindo um perfeito balé)
cada qual exercendo a sua função

a máquina prossegue sem engastes.
há quem acredite nessa pretensa harmonia
mas
de vez em quando alguns se chocam.

falta, na área. é penalti.
e o cobrador chega na tua porta com a conta vencida do mês passado.

isto é pelé!

3 Notas:

Blogger Fábio Aristimunho said...

fala, tostes.

minha opinião é tendenciosa, pois não gosto muito de futebol. meus olhos são viciados e qualquer tipo de exaltação me soa a galvão bueno, uma lástima... mas gosto do contraponto do final, o cobrador funcionando como anticlímax e choque de realidade.

abraço

2:48 AM  
Blogger ana rüsche said...

e aí, tostes!

bem, começo igual o aristimunho: a loira aqui de futebol só sabe tomar cerveja.

um dos problemas de se escrever sobre o assunto é realmente o desgaste do tema no brasil, um saco.

mas acho que como funciona de metáfora para a sociedade (e não como exaltação do jogo em si), ficou bom, essa tensão é legal. eu gostei do poema sim. preferi a segunda versão, mais acabada.

beijinhos

11:58 PM  
Blogger Fábio Aristimunho said...

Ah sim, como crítica social é outra coisa. Mas também acho que o futebol como metáfora é um dos recursos mais desgastados, vide os discursos do presidente, quando ele fala em "montar um time", "marcar um gol", a importâcnia do técnico... Até o horário político diz que ele vai montar um time campeão para o próximo mandato - mas as más líguas dizem que é time reserva, porque os titulares foram todos expulsos, rs.

Enfim, nada contra o poema em si, mas sim contra a metáfora escolhida.

Abraço, aguardo novas produções

12:23 PM  

Postar um comentário

<< Home